Chamo-me Maria Ernesto, tenho 32 anos, vivo no distrito de Gorongosa há 25 anos e na comunidade Tambarara desde 2016. Sou membro do Comité de Gestão de Recursos Naturais de Tambarara há cerca de três anos.
Neste intervalo de tempo em que faço com orgulho parte deste comité, verifiquei várias mudanças significativas na vida da comunidade, com destaque para a reacção positiva às mudanças climáticas. Já conseguimos apostar em novas fontes de renda.
Em março deste ano, tivemos um grande problema devido ao ciclone Idai e inundações que destruíram residências, criação animal e todo milho que havíamos plantado. Após o ciclone passamos muita fome, tivemos ajuda do programa do PMA e do SDAE com a distribuição de sementes de milho e feijão. Esta acção ajudou muito as pessoas que não têm condições para comprar as sementes que estão a venda no mercado.
Para ultrapassar esse problema, causado pela mudança de tempo, a comunidade tem se reunido e procurado ter outras fontes de renda, assim não dependemos completamente da agricultura.
Faço parte do grupo de poupança e crédito rotativo, com o dinheiro que poupei já tenho meu próprio negócio. Isso tem melhorado a minha vida e da minha família. Já não passamos fome, consigo cuidar das crianças, comprar material escolar e o mais importante, estou a ajudar o meu esposo a construir uma casa melhor e mais resistente para a família estar mais segura, se voltarmos a ter problemas de ventania ou chuvas intensas.
Sem comentários:
Enviar um comentário