Chamo-me Marcelino Chebane, natural do distrito de Gorongosa, especificamente na comunidade de Nhambita. Sou membro do Comité de Gestão de Recursos Naturais de Nhambita.
As mudanças climáticas têm sido cada vez mais frequentes nos últimos anos, facto que concorre para a seca. Mas este ano (últimos seis meses) fomos surpreendidos com chuvas intensas o que destruiu todas as nossas culturas nas machambas, perdemos nossas casas e todos animais de criação. Somos forçados a recomeçar tudo de zero.
Nos últimos seis meses, a mudança mais significativa que verifiquei na forma como a comunidade reage a essas mudanças climáticas é o uso vários tipos de culturas nas zonas baixas.
Nesta segunda época de produção agrícola estamos a abrir machambas nas zonas baixas e escolhemos plantar culturas que têm sido mais resistentes às mudanças climáticas e que crescem rápido como o milho, couve, repolho, tomate, cebola como forma de diversificar e garantir que teremos alguma colheita. O uso de de culturas diversificadas tem nos ajudado bastante. Não produzimos muito como antigamente, mas conseguimos o suficiente para comer e as vezes para vender.
Não tem sido fácil passar por esses problemas porque todos dependemos da agricultura para viver, crescemos e aprendemos a trabalhar com a terra para nosso sustento e hoje a nossa terra já não é produtiva. Mas vamos procurando formas de ultrapassar estes problemas.
Sem comentários:
Enviar um comentário