Slide

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Consórcio avalia potencial e necessidades do CGRN de Marínguè



No âmbito da implementação da nova fase do programa Comités de Gestão de Recursos Naturais de Sofala. Em nome do consórcio, constituido pelas seguintes organizações: Livaningo, Adel Sofala, Muleide, Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica e a Rede de Jornalistas Amigos do Ambiente e, observando todas as medidas de prevenção face a pandemia mundial que arrasa tudo e todos, a Covid-19, a Adel-Sofala esteve na última semana de Abril, nos CGRN de Marínguè a fazer a avaliação dos comités que serão abrangidas pelo projecto, visando identificar as suas capacidades e  necessidades  para a elaboração de memorandos de entendimentos a serem assinados entre os comités e o consórcio.

 O consórcio tem encetado algumas acções para a mitigação e adaptação das comunidades face aos impactos das mudanças climáticas. Por exemplo, desenvolvem acções que visam minimizar o impacto das Mudanças Climáticas, como impulsionar o acesso de energias limpas e apoio das camadas mais vulneráveis na questão das mudanças climáticas. Outras iniciativas incluem a promoção de fogões melhorados que poupam a lenha (fogões poupa-lenha) e poupam carvão vegetal. Os fogões poupa-lenha garantem 40% de eficienciência em relação aos fogões convencionais. Para além disso, o consórcio promove uso de sistemas solares e métodos de agricultura de conservação através da promoção de sementes nativas e de técnicas agroecológicas. Os painéis solares caseiros são uma solução viável para a problemática de falta de energia em famílias de baixa renda e em regiões sem acesso à rede nacional de energia. Essas acções reduzem a pressão à florestas naturais e monitora acções públicas sobre as mudanças climáticas e energia renováveis.

O consórcio monitora igualmente, as estratégias, programas e planos que o governo tem para tornar as comunidades mais resilientes às mudanças climáticas em Sofala e disseminação de projectos que tenham tido sucesso para inspirar outros distritos e outras províncias a seguirem o mesmo exemplo em prool da comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário